Sobre

Turismo


Fique por dentro dos pontos turísticos do nosso município.

 

Turismo

Região de  Coluna/MG

 

  

COLUNA

Coluna é uma cidade do Vale do Rio Doce. O município se estende por 348,5 km², com 9.024 habitantes, conforme o último censo. A densidade demográfica é de 25,9 habitantes por km². Tem como vizinhos os municípios de Frei Lagonegro, São José do Jacuri e Rio Vermelho. Coluna se situa a 59 km a Sul-Leste de Itamarandiba a maior cidade nos arredores e 360 km da capital Belo Horizonte.

Desde 1986, todos os anos, no município, acontece um evento chamado “Festa de Colunenses Ausentes e Amigos de Coluna”. Tal acontecimento atrai a atenção da maior parte dos moradores da região e de municípios vizinhos. O evento teve duração de quatro dias até o ano de 2016. A partir de 2017, o evento passou a ter duração de cinco dias, sendo realizado no mês de julho, geralmente na penúltima semana do mês. Em dezembro acontece a festa de aniversário da cidade que vem sendo comemorado desde 2017, em 2019 começamos a realizar Feirinha Turística Artesanal e Gastronômica valorizando os produtos da nossa terra. Durante as festividades os visitantes e os cidadãos colunenses podem contar com shows, barracas diversas, comida típica, passeios, torneios de sinuca, peteca e a admirada cavalgada, etc.

Mas devido à COVID 19, em 2020 todas as festividades foram canceladas preservando a saúde da População e os visitantes.
Os pontos turísticos são: passeios pelas pacatas ruas da cidade; a Casa de Cultura Mata Virgem, na Comunidade do Córrego do Japão, o Cruzeiro, erguido em um morro próximo da Praça Central de Coluna e a Serra da Coluninha. Podemos citar também as cachoeiras da Fumaça e Pitangueiras, situadas no Rio Suaçuí.


Alto do Cruzeiro

Vale a pena conhecer o Alto do Cruzeiro, que fica a cerca de 500 metros do centro, onde tem uma vista panorâmica do centro da cidade, explorando os principais pontos comerciais. Após percorrer toda a área plana segue para o lado oposto ao cruzeiro, chamado Alto da Torre (Rua Joaquim Marques) onde tem uma vista panorâmica de toda a cidade.

 

  

Fabrica da Cachaça Coluninha

A fábrica da Cachaça Coluninha, que fica distante cerca de 2 km. Lá você poderá presenciar e participar do processo de engarrafamento e rotulação direto de tonéis de madeira, onde possui um imenso armazenamento da deliciosa cachaça que é muito conhecida entre os apreciadores da boa Cachaça. A Coluninha é uma das mais respeitadas Cachaças Mineiras, tanto pela sua história quanto pelo seu paladar. Uma Cachaça que nos remete aos primórdios dos alambiques. A cada gole uma sensação de estar voltando no Ado, seja em qual tempo, esta Cachaça é simplesmente suave e lhe traz a sensação de bem estar e relaxamento. La você também pode comprar para levar para sua cidade.  

Caminhada Ecológica Serra da Coluninha

O município oferece atrativos naturais como a Serra da Coluninha, com aproximadamente 700 metros de altitude, sendo local de uma incrível vista panorâmica da região, possui sinal de celular Oi, Vivo e internet. iniciamos uma caminhada ecológica de 3,5km com duração de 1:30h sentido a serra da Coluninha, onde possamos respirar ar puro, apreciar a fauna e flora vasta de belezas naturais e ao topo da serra uma vista panorâmica onde deparamos com um encantador por do sol e conseguimos maravilhosas fotos. O local também proporciona uma paz espiritual inexplicável, estimulando a descida sentido figueira.

Sobrado Casa de Cultura Mata Virgem

A “Casa de Cultura Mata Virgem” que é o primeiro espaço cultural da cidade de Coluna. O projeto é do cantor e compositor G. Nunes, que herdou dos pais um casarão construído em 1938. De acordo com G. Nunes, a casa foi construída por seu avô, Sr. Manoel Joaquim Ferreira, popularmente conhecido como Mané Donato.

Foi baseado na história de vida de seus avós e pais, que o cantor começou em novembro de 2008 os trabalhos de restauração dessa casa tão importante para história da família, assim como para a história do Córrego do Japão, local onde está instalada.

A “Casa de Cultura Mata Virgem”, foi inaugurada em agosto de 2010, em um evento que evento contou com exposições, shows, exibição de filmes e ações sociais, como corte de cabelo gratuito.

Atualmente o espaço está aberto e o visitante pode conhecer um pouco da história local, o acervo de objetos antigos, e ainda ter acesso aos demais trabalhos desenvolvidos na casa, como por exemplo, aulas de música.

O contato para maiores informações sobre o funcionamento, agendamento de visitas ou como contribuir com o projeto, pode ser feito diretamente com G. Nunes pelos e-mails [email protected] e [email protected] 

Localização: Comunidade do Japão

Pontos de referência: MG 117 estrada secundária para Paulistas

Horário de funcionamento

Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo, Feriado: 08:00 - 18:00

Entrada franca.

Passeio na Cachoeira da Fumaça


Saída de carro por 20 km para conhecer e apreciar a paisagem natural na Cachoeira da Fumaça. Um lugar muito agradável, localizada entre os municípios de Coluna e São João Evangelista-MG, é também um dos principais pontos turísticos da região. A exuberante Cachoeira da Fumaça que proporciona momentos de lazer. Seu cenário lembram uma pequena praia. Neste local era realizado o melhor carnaval da região, com quedas d'água com aproximadamente 15 metros de altura e uma extensa área verde, formando um espaço ideal para camping

Cachoeira da Pitangueira

Está localizada a 7 km da cachoeira da Fumaça entre os municípios de Coluna e Paulistas-MG, também no Rio Suaçuí localizada a aproximadamente 22 km da cidade de Coluna. Próxima à Fazenda Pitangueira, destaca-se por ser um ambiente tranquilo e ainda pouco explorado.

“E no final do dia, seus pés devem estar sujos, seus cabelos bagunçados e seus olhos brilhando.” (Shanti)

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

HOSPEDAGENS:

 

Hotel da Nice

Trevo de Coluna, 145, Centro
    

Fone: (33) 3435-1516

Hotel Central

Rua Senador Simão da Cunha, 148 – Centro

Fone: (33) 3435-1309

 

Hotel Santo Antonio

Praça Herculano Torres,06 Centro

Fone: (33) 3435-1247    

        

Tarvo’s Hotel

Rua Gov. Juscelino Kubitschek, 141 – Centro

Fone: (33) 3435-1206

 

EXPERIÊNCIAS GASTRONOMICAS  ( https://www.minasgerais.com.br/pt/busca):

 

 

Restaurante Leitão Carnes & Cia

Rua Francisco de Sousa Ferreira (0,21 km)

Fone: (33) 98838-0067

 

Restaurante da Nice

Trevo de Coluna, 145 – Centro
Fone: (33) 3435-1516

 

Restaurante Meridional

Rodovia MG 117, km 53 - Zona Rural
Fone: (33) 3435-1389/ (33)8838-0067

 

Restaurante e Pizzaria “Papa Tudo Lances”

Rua Osvaldo Pimenta em frente a antiga Itambé.

 Fone: (33) 988407871

 

Dudu Lanches

Praça Herculano Torres

Centro de Coluna

Fone: (33) 987504121

 

Churrascaria e Pizzaria do Irineu

Rua Artur Bernardes,139 - Centro
Fone: (33) 34351405

Existem outros locais de experiencias gastronômicas que ainda não estão relacionados no Portal Minas.

 

ONDE COMPRAR:

Cantinho da Roça (Produtos orgânicos)

R. Sebastião Lopes, 75

Fone: (33) 98884-8445

 

 

 

 

 

 

Agência de Viagem:

Santos Dumont Viagens

Rua senador Simão da Cunha,44 Centro

(33) 988410200

https://www.instagram.com/colunaculturaeturismo/

http://www.trilhasdoriodoce.com.br/

https://www.minasgerais.com.br/pt

Galeria