VI Conferência Municipal de Assistência Social

O Relatório que ora apresenta-se reúne as informaçõessobre o processo de realização, os resultados da VI Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pela Prefeitura Municipal de Coluna/MG junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, e realizada no dia 24 de junho de 2017, no Salão Paroquial em Coluna/MG.

A conferência contou com 150 participantes, na qualidade de delegados, convidados e observadores, configurando-se, assim, como um importante momento de debates e deliberações da Política de Assistência Social, na perspectiva do aprimoramento da gestão e do financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento”, Lema: “Garantia de Direitos no SUAS, para os próximos dois anos”. A VI Conferência sob o tema A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS teve como objetivo geral analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as metas para gestão e projetos futuros do SUAS.

O evento contou com uma apresentação cultural (CRAS/SCFV), foi realizada uma apresentação pelas crianças, com um tema da música do Gabriel o pensador, Até quando? A letra retrata a situação política vivida em nosso país, durante anos, onde a corrupção sempre reinou e nossa população sempre sofrendo as consequências dessa má gestão.

Logo após essa apresentação, contamos com a palestra: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Foi de extrema importância para a próxima etapa da conferência, fortalecendo e reafirmando a importância dessa área, Assistência Social como política pública, que sempre garantiu os direitos, dando segmento a seu centro de atuação, os usuários. Foi retratada a real situação do Município de Coluna, os direitos sociais que são de todos e o controle social na perspectiva da política de assistência social.

Trabalhos em Grupo:

Grupo 1: A produção social não-contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

Grupo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

Grupo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantia de direitos socioassistenciais;

Grupo 4: A legislação com instrumento para uma gestão de compromissos e responsabilidade dos direitos ente federativos para garantia dos direitos socioassistenciais.

Após essa reunião, foi eleito um representante de cada grupo para apresentar suas propostas, que foram analisadas e votadas.

Após essas apresentações todos que participaram dessa conferencia receberam um certificado de participação.

Durante todo o evento, contamos com a presença de vereadores do prefeito Sady e a primeira dama Sirlania. É importante ressaltarmos essa questão,pois ele acompanhou todo o processo da conferência, além de participar dos trabalhos em grupo e ouvir todas as propostas. Ele sabe da importância do Sistema Único de Assistência Social para a sociedade do munícipio de Coluna-MG, fornecendo todo o apoio necessário para esse departamento.